Verão chegando e 40º na estrada!!!

Chega o Verão e com ele as altas temperaturas características desta época

Quem anda de moto todos os dias, principalmente nos grandes centros urbanos, depara-se com o problema do calor. Nas idas à praia, nos passeios de fim-de-semana, ou nas viagens que programamos, convém sabermos o que nos espera, que o calor está lá e por vezes é desagradável.

Aqui ficam uma dicas para "aguentar" e alivicar o calor das estradas:

EQUIPAMENTO:

O equipamento é necessário sempre que pegamos na moto. Por isso, temos que adaptar-nos à época do ano em que estamos.

Luvas: No Verão escolha uma luvas finas, com respiração e protecções na palma da mão. Existem também boas soluções sem dedos. É preferivel luvas de tecido e não de pele, pois o tecido deixa respirar melhor, e são fácilmente laváveis.

jaqueta de verão: Existem boas soluções no mercado, blusões com respiração em rede e com aberturas especificas que deixam entrar o ar, com protecções essenciais para a nossa segurança. Por baixo, basta uma t-shirt. Evite andar sem blusão ou luvas porque ao fim de uns quilometros está com um escaldão nos braços e mãos

Calças: Existem no mercado calças de ganga com protecções, de longe o que mais aconselho. São respiráveis, confortáveis e bastante seguras, fácilmente laváveis. Nunca andar de calções, pois além de não oferecerem segurança nenhuma, corre o risco de apanhar queimaduras, não só do motor, como do sol.

Calçado: As botas estão fora de quastão, mesmo que sejam de cano curto e de verão. A zona dos pés é a que mais aquece, e no mercado existem vários modelos de ténis para motard com respiração em rede de nylon, muito seguros e confortáveis.

MOTO:

Evitar andar em altas rotações. Puxar pelo motor e constantes reduções fazem aumentar o aquecimento da máquina. Uma condução mais moderada ajuda a manter a temperatura tolerável.

Pare sempre que a temperatura se torna insuportável. Mais vale deixar a máquina arrefecer um pouco que sentir que estamos chegandor ao nosso limite.

CONDUTOR:

Beba muita água durante o percurso. Ande sempre com uma garrafa de água na moto, e se necessário, molhe o rosto, pescoço e calças.

Nunca viaje nas horas de mais calor: Entre as 12h e as 15h pare para almoçar, coma coisas leves e nunca beba álcool. Prefira bebidas frescas, como água ou sucos.

A transpiração é bom sinal, mas não se deixe desitratar. A água, acompanhada por bebidas energétias ajudam-nos a manter frescos e a aguentar o calor.

Sempre que parar, procure uma sombra. Relaxe, refresque-se, e vai ver que recupera rápidamente.

Já sabe, nunca deswcuide a segurança.

Boas curvas!

LEIA TAMBÉM

Harley-Davidson Breakout
Comparativo: Kawasaki Vulcan S -X- Honda CTX 700
Filtro de ar esportivo