Checando a bateria da sua Harley

As Harleys com alarmes de presença costumam arriar a bateria quando ficam um bom tempo paradas, e isso tende a piorar com a idade da bateria.

É nessas horas que uita gente se assusta ao tentar dar partida e ouvir aquele famoso “treck-treck-treck” do motor de arranque da Harley (sim, o barulho parece algo saído do “Will It Blend“, mas não se preocupe, é normal).

Felizmente, checar a carga da bateria em casa é bem simples. Se você tem um multímetro, basta conecta-lo na bateria e seguir a tabela do manual de serviço da HD para saber como está a carga:

Se a bateria estiver baixa, você pode usar um carregador no estilo dos Battery Tenders, que fazem todo o serviço sozinho, ou um convencional de lâmpada, o mais simples que existe.

Nesse último tipo, o tempo de carga vai ser de acordo com a potência da lâmpada colocada nele (6 horas para uma lâmpada de 100W, e 3 horas para uma lâmpada de 200W). Eu prefiro ser paciente e usar uma de 100W para uma carga mais lenta.

Nesse caso, é importante usar o multímetro e ir acompanhando o estado do carregamento de vez em quando. O manual pede para nunca exceder os 14,6V e 5A durante o carregamento, e deixar a bateria descansar por duas horas após o termino da carga para termos uma leitura correta.

Alguns tempos de carregamento típicos, que podem variar um pouco:

Fonte: olddogcycles