Couro & Cordura

Veja as diferenças entre os materiais e escolha o que melhor atende às suas necessidades de pilotagem

Calça e jaqueta são equipamentos básicos para quem busca segurança ao pilotar. O uso desse tipo de proteção ameniza os incômodos das intempéries (calor, chuva e frio) e evita ferimentos sérios em eventuais acidentes. Por outro lado, uma roupa inadequada pode até atrapalhar a pilotagem. Os macacões, calças e jaquetas modernos e de qualidade, sejam de couro ou de cordura (tecido grosso de náilon, resistente à abrasão), apresentam proteções interiores que ajudam a absorver os impactos provenientes de eventuais tombos.  Alguns tem placas (que podem ser de polietileno ou até fibra de carbono) nas costas que servem como um anteparo para impactos na coluna, e revestimento nos cotovelos, antebraços, ombros e peitoral.

Cordura é marca registrada internacional da DuPont, um tecido sintético que não retém água, seca com facilidade e tem boa isolação térmica. Esse material é classificado por um numero e quanto mais alto, maior será sua resistência como 600 ou 1200, e ele fica também mais grosso e pesado.

A maioria dos equipamentos de cordura traz especificação quanto à resistência à umidade e alguns chegam a se classificar como impermeáveis, mas na vida real, depois de horas a fio sob chuva, o revestimento vai permitir algum tipo de infiltração nas costuras, nas emendas e peças de ventilação. Um forro interno acolchoado pode ser fixado com zíper para os dias frios. Ele ajuda também a manter um certo isolamento entre a vestimenta molhada e o corpo.

As de cordura costumam trazer proteções internas nos joelhos e laterais do quadril, e podem ter forração interna acolchoada contra o frio. Elas tem cinta abdominal regulável e zíper nas barras das pernas que se adaptam melhor ao uso de botas.

Há jaquetas street, mais justas e adequadas ao dia a dia, e também os modelos off-road e adventure, mais compridos e com vários bolsos para objetos. Os mais seguros são os modelos com air-bags, com proteção na região do pescoço e das costas, que se inflam em caso de acidentes.

As melhores marcas de vestuário de couro especificam o tipo de pele utilizada, que pode ser bovina ou de avestruz, coelho ou canguru, considerados mais resistentes. Por serem mais finos e maleáveis, se amoldam perfeitamente ao corpo, além de serem mais leves.

As jaquetas de couro protegem melhor do que as de cordura, mas é preciso escolher uma peça que vista, melhor e não limite os movimentos. Caso contrário, a tocada pode ficar comprometida, porque o piloto não conseguira se mover adequadamente em cima da motocicleta, principalmente se for uma superesportiva.

Os macacões de couro podem ser em peça única (mais apropriado para uso em pistas)ou em duas peças – opção mais versátil. No caso deste conjunto, em geral a calça se une à jaqueta por meio de u zíper. Em competições homologadas e oficiais, o modelo em duas peças não pode ser usado.

As jaquetas de couro adequadas também vêm equipadas com proteções internas nos ombros, cotovelos e antebraços. As marcas mais consagradas vem da Europa, como AlpineStar, Dainese, Spidi e Ixon, ou dos Estados Unidos, como Arlen Ness. Todas ela já utilizam protetores que se enquadram nas normas de classificação CE nível 1 e nível 2 – os equipamentos nível 1 são os mais básicos e os de nível 2 mais profissionais e, portanto, protegem mais.

Os macacos trazem proteções no quadril e nas articulações dos joelhos e ainda um raspador plástico, colocado com velcro na altura dos joelhos, para que o piloto possa triscá-los no chão quando aplicar o pêndulo, utilizando-o como referência para a inclinação das curvas, mais rápidas e radicais ou como apoio nas curvas mais fechadas, Atualmente algumas marcas também oferecem raspados nos cotovelos tamanha a inclinação que as superesportivas tem alcançado.

O couro exige capa de proteção extra para os dias de chuva. Se a vestimenta ficar encharcada, ela ficará tão pesada quanto uma armadura medieval. Os equipamentos de couro tem a vantagem da longa durabilidade e com pequenos cuidados é possível mantê-losempre em perfeitas condições utilizando amaciantes, hidratantes e produtos específicos para seu tratamento e conservação.

Um revestimento interno com um tecido fino e que permite transpirar é utilizado nos macacões de couro. Esse material facilita vestir o acessório, evitando o contato direto entre o couro e a pele, e evita o surgimento de assaduras após horas seguidas de uso. Uma segunda pele em laycra ou tactel também pode ser usada para maior conforto

Fonte: Revista MotoPremium - reportagem:  Alexandre Nogueira

LEIA TAMBÉM

 

Filtro de ar esportivo
Qual é a hora certa de trocar o pneu da moto?
Kawasaki Versys 1000 potência com conforto